Em nota enviada à imprensa na manhã desta quarta-feira (5), o Corpo de Bombeiros revelou que aumentou para 50 o número de pessoas que compõem as equipes de buscas terrestres ao avião de Umuarama que está desaparecido desde segunda-feira (3). O efetivo é composto de bombeiros militares e voluntários.
De acordo com o 8º Grupamento de Bombeiros do Litoral, as equipes estão utilizando drones militares para auxiliar na visualização do terreno, que em muitos pontos é íngreme, com mata extremamente fechada e de difícil acesso. Um novo posto de comando também foi montado próximo à região de Limeira.
Além das buscas em solo, há também o patrulhamento aéreo que segue sendo comandado pelo Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (Salvaero), da Força Aérea Brasileira, a FAB. Semelhante aos dias anteriores, o apoio conta novamente com aeronaves da Casa Militar e do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA).
Para tentar localizar o avião, a tambémFAB (Força Aérea Brasileira) reduziu, na tarde desta quarta-feira (5), a área de buscas pela aeronave Piper Arrow, de Umuarama, que está desaparecida há três dias. Imagens de radar mostram que o avião da FAB concentra a procura em um trecho bastante específico da Serra do Mar, no Litoral do Estado.

Tripulantes
A aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, partiu na segunda-feira (3) às 7h50 do aeroporto de Umuarama com destino à Paranaguá, no Litoral do Paraná. O avião era ocupado pelas seguintes pessoas:
Felipe Furquim de Oliveira, de 35 anos, que atuou como chefe do atual IAT (Instituto Água e Terra) de Umuarama entre 2019 a 2022 e atualmente assumiu como diretor geral da Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo).
Heitor Genowei Junior, conhecido como “Juninho do Posto”, de 42 anos, que faz parte da sociedade de uma rede de postos e de uma distribuidora de combustíveis em Umuarama e recentemente se ausentou da administração dos negócios para assumir como superintendente da Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo.
Jonas Borges Julião, dono de uma empresa de instalação de ar condicionado automotivo em Umuarama e piloto autorizado para aeronaves de pequeno porte.
O bimotor cessou as comunicações na região de Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba. Seu último contato foi às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. A previsão de chegada à Paranaguá seria às 11h.
O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.