59 alunos do Colégio Estadual Leonilda Papen participaram, na última semana, de uma viagem de estudos ‘Conhecendo o Paraná’. Professores e secretária do Colégio, além pais dos alunos, irmãos e pessoas da comunidade, também participaram da viagem.
Idealizado e liderado pela Professora Irivanda Fernandes Serafini, a viagem de estudos passou por alguns locais importantes e turísticos do Paraná. Os alunos e demais integrantes do projeto estavam divididos em dois grupos.
Um grupo conheceu o Museu Parque Histórico de Carambeí, considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil. O local se destaca pelo caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí.



Paralelamente, outro grupo visitou a cidade de São Mateus do Sul, onde conheceram o chimarródromo e a cuia (caixa d’água em formato de cuia de chimarrão, que abastece a cidade com 43 mil habitantes), além da Casa de Memória Padre Bauer, Estátua de Angewitz e o antigo barco a vapor Pery – locais estes importantes na história da cidade, que teve colonização polonesa, produção de erva-mate e exploração de xisto.




Após as visitas a Carambeí e São Mateus do Sul, os grupos se dirigiram para a capital Curitiba, onde conhecerem o Jardim Botânico, o Passeio Público (que foi o primeiro parque público de Curitiba), a Praça 19 de Dezembro (que conta com homenagens a história do Paraná), além de outros locais.





A viagem ainda seguiu por mais pontos turísticos do Paraná, como a viagem de trem de Curitiba à Morretes, Porto de Paranaguá e Praia de Caiobá.




Para encerrar a viagem, os grupos seguiram até Penha (SC), onde curtiram o dia de diversão no Beto Carrero World, que além de ser referência na América Latina como parque temático, conta ainda com diversas ações ecológicas, de reciclagem e preservação do meio ambiente.

Conforme a Professora Irivanda, o projeto estimula a participação dos alunos nas atividades do colégio, além de uma integração da comunidade em geral com o Colégio Leonilda Papen. A Professora destaca também que, para o próximo ano, um novo roteiro já está sendo preparado para conhecer parte da história do Paraná de uma forma diferenciada e imersiva.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.













