Um macaco-prego foi resgatado no domingo, 20, em Toledo, após entrar em uma residência no Jardim Europa. Ferido e isolado de seu grupo, o animal foi encaminhado para atendimento veterinário especializado em Palotina-PR.
Tiago Luidy Pizzato Stertz, responsável pelo setor de Fauna Silvestre da Prefeitura de Toledo e encarregado dos resgates de animais na região, relatou que o animal já havia sido visto circulando pela região na sexta-feira anterior. Porém, não foi possível capturá-lo na ocasião por conta de sua agilidade.
A estratégia adotada foi orientar os moradores a não interferirem, aguardando que o animal se abrigasse em algum local acessível.
A oportunidade surgiu quando o macaco entrou em uma casa, possibilitando o resgate. Segundo Tiago, o comportamento agressivo entre integrantes de bandos pode levar à expulsão de indivíduos, a suspeita é que esse tenha sido o motivo dos ferimentos do animal.
A captura foi seguida pelo encaminhamento ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Palotina, onde o macaco permanece internado e sob observação.
Após a recuperação e liberação veterinária, está prevista a soltura do animal em uma nova área de mata, proporcionando condições para que ele se reintegre ao ambiente natural. Esse tipo de animal é comum na região.