A Casa da Cultura sediou nesta quarta-feira (24) a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Mercedes. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro reuniu autoridades, profissionais da área, conselheiros e a comunidade para debater propostas e definir diretrizes para o fortalecimento da saúde pública no município.
Durante a conferência, os participantes acompanharam a palestra magna ministrada pela nutricionista e apoiadora do COSEMS-PR, Jéssica Fernandes, que trouxe reflexões sobre os desafios e perspectivas da saúde pública.
Na sequência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir e avaliar propostas levantadas durante as pré-conferências realizadas em diferentes comunidades do município. As sugestões foram posteriormente apresentadas, debatidas e votadas em plenária.
Outro momento importante foi a eleição dos integrantes do novo Conselho Municipal de Saúde para o próximo quadriênio, além da definição do representante de Mercedes para a Conferência Estadual de Saúde.
A secretária de Saúde, Adelete Becker, destacou que a conferência é uma ferramenta essencial para o planejamento das ações futuras. Segundo ela, Mercedes já é reconhecida pela qualidade dos serviços oferecidos à população, mas o objetivo é seguir avançando. “A saúde de Mercedes é referência, e encontros como este são fundamentais para ouvirmos a comunidade, avaliarmos o que está dando certo e planejarmos novas melhorias para os próximos anos”, ressaltou.
As propostas aprovadas durante a conferência servirão de base para o planejamento das políticas públicas de saúde, contribuindo para que Mercedes continue investindo na qualificação dos atendimentos e na busca constante pela excelência dos serviços prestados à população.













