A Polícia Federal de Guaíra informou que irá assumir a investigação do homicídio de um jovem indígena, ocorrido na madrugada do último sábado (12).
O caso aconteceu na comunidade Água do Bugre e o indígena teve a cabeça decapitada. O corpo foi encontrado a 150 metros da cabeça e alguns materiais foram apreendidos no local para perícia, incluindo uma carta e uma motocicleta.
Conforme a PF, a ocorrência foi atendida pela Polícia Civil de Guaíra, que iniciou as investigações. A Polícia Federal, por sua vez, acompanhou as investigações e também instaurou uma investigação, com relação a outros fatos que podem, em tese, estarem conexos ao homicídio do indígena.
Na segunda-feira (14), a Polícia Federal informou por nota (leia abaixo) que fez solicitação à PCPR, para assumir a totalidade das investigações e o andamento do caso deve ser divulgado assim que possível, entretanto, respeitando o sigilo das investigações.
Confira a nota da PF:
GUAÍRA/PR, 14/07/2025. A Polícia Federal informa, com relação ao assassinato e decapitação de indígena, ocorrido na região rural conhecida como Água do Bugre, neste município, na madrugada do último sábado (12/07/2025), que a ocorrência foi atendida pela Polícia Civil de Guaíra/PR, que, segundo se soube, chegou ao local do crime, realizou perícias, apreendeu documentos e motocicleta para fins periciais.
A Delegacia da Polícia Federal em Guaíra esclarece que acompanha a investigação realizada pela Polícia Civil de Guaíra/PR e instaurou investigação policial federal, com relação a outros fatos que podem, em tese, estarem conexos ao homicídio do indígena investigado pela Polícia Civil de Guaíra/PR.
Por isso, a Delegacia de Polícia Federal em Guaíra encaminhou pedido de declínio de atribuição da investigação do citado homicídio, endereçado à Polícia Civil de Guaíra/PR, para que seja reencaminhada à Polícia Federal, sem resposta ainda.
A Polícia Federal reitera seu compromisso com a transparência e a legalidade, e informa que, assim que possível, os meios de comunicação serão atualizados sobre o andamento do caso, respeitando o sigilo necessário às investigações.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.