O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal leva em conta três áreas: saúde, educação e geração de emprego. Um dado curioso é que, entre as dez cidades mais bem colocadas no ranking, cinco estão no Paraná: Curitiba, Maringá, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão.
O estudo avaliou os indicadores ao longo de 10 anos, entre 2013 e 2023.
Confira o ranking completo:
Águas de São Pedro (SP)
São Caetano do Sul (SP)
Outras notícias
Curitiba (PR)
Maringá (PR)
Americana (SP)
Toledo (PR)
Marechal Cândido Rondon (PR)
São José do Rio Preto (SP)
Francisco Beltrão (PR)
Indaiatuba (SP)
Além das cidades paranaenses, o estado de São Paulo também aparece com cinco municípios na lista. Chama a atenção, ainda, a presença de cidades do oeste do Paraná, como Francisco Beltrão e Toledo.
O que é o índice Firjan:
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é uma ferramenta de avaliação do desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros, com base em três áreas fundamentais: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o índice utiliza exclusivamente dados oficiais fornecidos pelos Ministérios da Economia, da Educação e da Saúde, garantindo confiabilidade e comparabilidade entre os municípios.
O IFDM permite uma análise detalhada em diferentes recortes — municipal, estadual, regional e nacional —, contribuindo para o planejamento de políticas públicas mais eficazes e para a compreensão das desigualdades no território brasileiro.
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.