A rodovia BR-272 está bloqueada neste momento, entre Guaíra e Terra Roxa, segundo a PRF. A Funai, além da PRF, Força Nacional e Polícia Federal estão no local negociando com os indígenas.
O bloqueio acontece no km 556, no acesso à Mineradora Maracaju, próximo à Vila Guarani, em virtude de uma manifestação de indígenas.
Conforme as informações, a ação iniciou no final da madrugada desta quinta-feira (12). Um grupo de aproximadamente 20 indígenas, entre homens, mulheres e crianças, armados com arcos e flechas, atearam fogo em galhos e bloquearam o trânsito.
Inicialmente, a via estava totalmente bloqueada, com liberação apenas de veículos de saúde e emergência. Após negociação com a PRF, uma das pistas foi liberada, por volta das 7h30min. Entretanto, as 8h00, a pista voltou a ser bloqueada e a PRF sinaliza um desvio aos motoristas.
Os indígenas permanecem no local e reivindicam um posicionamento do Incra para demarcação das terras indígenas na região. Com faixas, os indígenas citam leis dos quais são contrários.
Na última atualização da PRF, às 10h00, a informação era de que o manifesto e bloqueio da via seguiria até as 11h00 da manhã, o que não se confirmou e uma estrada rural, que estava sendo utilizada como desvio, também foi bloqueada.
SAIBA MAIS
Receba as notícias em primeira mão 👇
Participe do grupo do Ponto da Notícia.